Mais do Autor
Mais liberdade no trabalho possibilita muitas vantagens e uma delas é poder… trabalhar mais.
Abaixo, você encontra outras áreas onde nosso editor-chefe atua, buscando sempre o reconhecimento pela qualidade. Ainda assim, o autor atribui seus êxitos mais ao trabalho árduo (e a um perfeccionismo que incomoda praticamente todo mundo) que a dons ou talentos especiais.
Segundo suas próprias palavras, “é necessário mais dedicação que talento, e não ligar a televisão é um ótimo começo para ter mais tempo”.
Artigos
Artigo de estreia de nosso Editor-Chefe no conceituado portal “ProfissionaisTI.com.br” abordando a importância das habilidades em comunicaçãoo mesmo em profissionais da área técnica.
http://www.profissionaisti.com.br/2013/10/programador-precisa-falar/
Inspirados pelo artigo anterior, tomamos coragem e falamos agora sobre o que fazer após constatar que a sua faculdade pode mesmo ter comido bola no balanceamento entre as disciplinas técnicas e não técnicas.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/01/mea-culpa-esforco-e-carreira-em-ti/
Para os que pensam em novos rumos profissionais neste ano que se inicia, uma reflexão sobre o que colocar no currículo e o que não colocar pode ajudar a melhorar sua imagem perante um possível empregador.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/01/emprego-o-que-colocar-ou-nao-no-curriculo/
Falamos sobre currículos no artigo anterior e sobre como a ousadia pode chamar mais atenção que a mesmice (meio óbvio, não?). Agora, diretamente da sala de recrutamento, apresentamos um caso para ilustrar de que maneira a ousadia poderia ter contribuído para ampliar o valor do currículo de um candidato.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/02/mercado-de-trabalho-curriculo-ousado-faz-toda-a-diferenca/
Veremos como é importante ter os olhos abertos a diferentes áreas do conhecimento. Tomando ideias emprestadas de outros lugares, podemos melhorar nossa eficiência em TI. Um texto um pouquinho espichado, mas cheio de esperança!
http://www.profissionaisti.com.br/2014/03/o-trafego-na-empresa-de-ti/
Qual é a causa da subvalorização do profissional de TI? Será que o mercado simplesmente resolveu escolher esse setor para crucificar ou existe algum estranho caroço nesse angu?
http://www.profissionaisti.com.br/2014/04/o-ti-oprimido-desvalorizacao-do-profissional/
O responsável pelo sucesso de alguém é, sempre, o próprio alguém. Hoje mostraremos como um jovem estudante de TI abriu seu caminho para o sucesso a machadadas. Isso mesmo: machadadas. E não é metáfora.
Depois da quizumba que eu arranjei com a publicação de “O TI oprimido”, preciso fazer uma justa reparação, além de revelar um segredo do articulista.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/06/tripartite-e-a-verdadeira-desvalorizacao/
Se você possui um grande desafio pela frente, há um meio de fazer parecê-lo menor com o uso de um pequeno segredo: a dopamina. Eu sou um viciado em dopamina. Você também, só que talvez não saiba.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/08/jack-ti-e-as-tarefas/
De quatro formas diferentes uma pessoa pode se relacionar com uma determinada área do conhecimento, variando desde ser um total peso morto – de tanto que não sabe – até ser uma verdadeira referência – de tanto que sabe.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/09/quatro-niveis-de-competencia
Às vezes o problema não é falta de talento, de oportunidades, e nem de dinheiro. Pode ser que você possua os recursos necessários mas lhe falte a certeza de onde empregá-los. Porém, se existe palpite para tudo nessa vida… não existiria para isso?
http://www.profissionaisti.com.br/2014/09/e-o-que-fazer-com-minha-genialidade
Fazer o que todos fazem é a certeza de ganhar se todos estiverem ganhando. Mas se a luta está difícil, talvez a boa seja começar a olhar para o mundo com outros olhos.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/10/maria-ti-que-vai-com-as-outras
Não é a área em que você atua, necessariamente, que garante sua sobrevivência. Preencher as pequenas lacunas dentro do ambiente de trabalho talvez seja uma excelente – embora pouco ortodoxa – estratégia.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/11/o-polvo-confortavel
Em entrevista exclusiva com um ícone da sociedade universitária sorocabana na área de TI, tive acesso a uma série de importantes considerações sobre o mercado, os alunos e… o terror.
http://www.profissionaisti.com.br/2014/12/com-a-palavra-o-carrasco
Continuação da entrevista com o professor Levi, da Fatec Sorocaba. A partir daqui, as opiniões sobre o mercado dão lugar a considerações pessoais sobre a relação professor-aluno
http://www.profissionaisti.com.br/2015/01/o-outro-lado-da-historia
Apresentamos receita infalível para gerar profunda insatisfação junto aos candidatos a uma vaga de emprego em TI através do uso de uma ferramenta infelizmente muito comum: a mentira.
http://www.profissionaisti.com.br/2015/02/300g-de-queijo-e-400-de-honestidade-por-favor/
Em um mundo que oferece todo o tipo de profissional, você deverá ser aquele com o qual as pessoas podem contar. Do contrário, não venha reclamar se perder seu emprego para um catador de papelão…
http://www.profissionaisti.com.br/2015/03/o-item-confiabilidade-esta-no-seu-curriculo
A orientação das empresas para vender por impulso ganha vendas por um lado mas perde muitas outras coisas pelo outro. Será que essa estratégia realmente compensa?
http://www.profissionaisti.com.br/2015/04/a-arte-de-perder-vendas
O homem criou a máquina exatamente para ela fazer as coisas que ele não conseguia. Posteriormente – e paradoxalmente – ele tenta imitar a máquina. E, é claro, não consegue.
http://www.profissionaisti.com.br/2015/05/a-multitarefa-nao-existe
Cada vez mais estamos conectados: em casa, no trabalho, com familiares, com antigos amigos da escola. Todas estas conexões, no entanto, estão fazendo com que nos desconectemos de algo.
http://www.profissionaisti.com.br/2015/06/overgadgeted-a-era-da-desconexao-entre-seres-humanos
Alterando um pouco o estilo de nossos artigos, hoje comentaremos sobre um livro que pode ser muito útil àqueles que desejam empreender usando a Internet.
http://www.profissionaisti.com.br/2015/07/a-cauda-longa-e-o-empreendedorismo-na-internet/
Após o anterior artigo-release, repetimos a dose abordando o mesmo assunto da democratização da Internet, agora sob uma ótica complementar e analisando possíveis consequências para o futuro.
http://www.profissionaisti.com.br/2015/08/free-como-ser-notado-na-internet/
Cursar uma faculdade faz diferença para muitas pessoas. Se a faculdade for boa, melhor ainda. Mas tem gente que não fez faculdade e prosperou mais do que quem fez. Qual seria o melhor caminho?
http://www.profissionaisti.com.br/2015/09/faculdade-faz-diferenca/
O poder da geração Y está em conseguir fazer diversas coisas ao mesmo tempo, em desafiar os padrões estabelecidos, em revolucionar nosso cotidiano. Será mesmo?
http://www.profissionaisti.com.br/2015/10/cade-a-tal-geracao-y/
Há muito o ser humano se faz as clássicas perguntas: “De onde vim?”, “Para onde vou?”. Analisemos um pouco essas questões sob a ótica da tecnologia.
http://www.profissionaisti.com.br/2015/11/tecnologia-e-civilizacao-parte-i/
Sob a ótica da influência da tecnologia nas nossas vidas, e dando sequência ao ensaio sobre a pergunta “De onde vim?”, passamos agora ao outro clássico questionamento da existência humana.
http://www.profissionaisti.com.br/2016/01/tecnologia-e-civilizacao-parte-ii/
Usando o poder da analogia, é possível traçarmos um paralelo interessante entre as características da segurança da informação e algumas condições para a segurança do seu emprego.
http://www.profissionaisti.com.br/2016/03/seu-emprego-esta-seguro/
Curso (NOVO!)
Convidado pela plataforma Udemy.com, nosso editor-chefe saiu de trás do monitor e encarou as câmeras! Conheça (e compre, é claro) este exclusivo curso de escrita em 40 rápidos vídeos. OK, o último vídeo são apenas erros de gravação, mas você pode aprender com eles também…
Livro
Uma excelente história que nos oferece preciosos diálogos mas… Existe algo intrigante nesse livro que não se refere ao enredo ou aos personagens. O sugestivo número de capítulos, a misteriosa página ao final… O autor apenas revela que entenderão a mensagem aqueles que precisam entendê-la. Será que você é um deles?
Música Clássica
Primeira exibição pública do Concerto Grosso #1, em Fá maior (Orquestra Sinfônica de Sorocaba)
Os Raccoonies
Vídeo promocional do lançamento mundial do primeiro álbum dos Raccoonies, banda dos guaxinins Natalie Oak, César Benzoni e Álvaro Nascimento Vieira:
Tenha acesso aos bastidores (e ao meigo Boxer que mora na produtora Yodel) da produção do primeiro single da banda:
https://www.youtube.com/watch?v=2t9fPrYShAI&list=TL6RIeUspsXUw
Esse vídeo nos oferece uma lição: é possível realizar algumas coisas com orçamento ZERO. Relacionamentos e suor foram os únicos investimentos para a produção do clipe dessa introspectiva música da solitária moça que não tem namorado:
Special thanks to Crystal Plaza, Sorocaba – SP.
Merry Christmas everybody!
Faixa de abertura do primeiro álbum dos Raccoonies. Tem órgão, guitarras, chuva de pratos ao final e, é claro, a incrível voz de Natalie Oak:
Primeiro single da banda da qual nosso editor-chefe pertence (embora não pareça, porque ele se esconde). Your Arms foi e continua sendo um sucesso internacional, mostrando todo o talento e a simbiose musical dos líderes Natalie Oak e César Benzoni:
“Deixe sua tristeza lá fora na rua” e venha dançar em nosso saloon ao som dos solos de bandolim e kazoo:
Obra-prima do minimalismo, essa faixa só tem 4 instrumentos: guitarra de Benzoni, wurlitzer do nosso editor-chefe, baixo e bateria:
Oak descansou um pouco para que César Benzoni emprestasse sua belíssima voz ao vocal principal dessa faixa. Isso sem falar nos riffs de guitarra. B.B. King deve estar se revirando:
https://soundcloud.com/raccoonies/my-girl-my-boots-and-my-guita
Essa música tem um quê de melancolia, não tem? Depois de prestar atenção na letra, então… dá até dó da moça. De brinde, uma guitarrinha Kill Bill com cara de deserto mexicano:
Confira a letra sensual desse blues sensual, com uma voz sensual e um piano e uma guitarra bem sensuais. Sobre o “órgão sensual” é melhor evitar comentários:
Poucas coisas são tão tristes quanto a letra dessa belíssima música. Destaques para as metálicas cordas do dobro e para o violoncello, que terminam de apertar o nó:
Uma batida tão gostosa quanto um picolé em uma tarde ensolarada, um solo de violão que lembra o frescor do campo orvalhado ao amanhecer e muito mais – tudo isso na mais curta das faixas do álbum:
Digno de encerrar o álbum, um rock-pop de tirar o fôlego, sem economia de guitarras, backing vocals e subidas de tom. É para descer para a praia ouvindo no repeat:
O grande pianista João Leopoldo, que assinou várias faixas do primeiro álbum dos Raccoonies, nos brinda com essa bonus track onde ele deita e rola em um órgão que vai do clássico ao blues passando por tudo o que lhe deu na telha:
https://soundcloud.com/raccoonies/the-world-around-you-crazy-or
Confira a matéria no Cruzeiro do Sul sobre o prêmio recebido pelos Raccoonies. Para mais informações clique nos links abaixo:
Melhor Álbum Folk pelo site The Akademia
Consultoria e Treinamento
Treinamento em comunicação persuasiva, normalmente utilizado junto a líderes (cargos gerenciais) e equipe de vendas.
Treinamento com o objetivo de identificar e aprimorar processos ineficientes no ambiente de trabalho. Voltado a pequenos e médios escritórios.
Diagnóstico da empresa através de ferramentas consagradas, seguido de elaboração de soluções em marketing e comunicação.