Os Tijolos - Família Mudança

Abrangência

1. Qualidade de abrangente.

2. Capacidade de abranger.

Abranger:

1. Abraçar, abarcar, compreender, incluir, encerrar, alcançar, atingir.

Comecemos por salientar um ponto importante. Em algum momento você poderá pensar que a concentração (foco, especificação) é uma ideia oposta à de abrangência.

Nesse momento, você estará certo.

E, então, poderá pensar que há contradição entre as recomendações, pois se uma diz que há vantagem na especialização enquanto a outra, na generalização, uma das duas é falha.

Aí, você estará errado.

Mais uma vez, não nos esqueçamos do nosso tão querido equilíbrio. Cada situação demanda uma virtude, e ainda existem situações onde as duas podem coexistir em perfeita harmonia.

Exemplo. Pense em um livro que trate de uma incrível multiplicidade de assuntos e constantemente compara esses assuntos com situações ocorridas em um jogo de críquete.

O primeiro problema é a falta de concentração: os assuntos são tão variados que ninguém consegue dizer, exatamente, do que o livro trata. Dificilmente encontraremos tantos leitores intensamente interessados em todos aqueles assuntos.

O segundo é a falta de abrangência. Só conseguirá entender bem o livro quem entender bem de críquete. Mas quantos possuem esse conhecimento? O mais provável é que você encontre muitas pessoas que não entendem absolutamente nada de críquete (eu sou uma delas).

Obs.: Tanto não entendo de cricket (no original, em inglês) que, durante muito tempo, pensei ter ao menos uma vaga ideia até descobrir que nem isso me pertencia: o que eu julgava se tratar de cricket era, na verdade, outro esporte, chamado croquet. Seria eu o único?

Por outro lado, imagine um livro sobre saúde que usa analogias com o ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo em que o assunto é bem definido – o que demonstra concentração – o livro fala a mesma língua das pessoas que trabalham, ou seja, de um conjunto bem maior do que o das pessoas que jogam críquete (ou croquet?) – o que demonstra abrangência.

Podemos, pois, perceber que os conceitos de concentração e abrangência são, sim, opostos, mas não necessariamente conflitantes.

A abrangência está profundamente relacionada à Única Condição de uma forma muito peculiar. Enquanto um profissional conhecido por ser o melhor no que faz (concentração) consegue sem dificuldades atingir a Única Condição, um profissional que não seja o tão especialista mas consiga fazer razoavelmente bem um sem número de coisas também alcança com facilidade a Única Condição. Veja que a essência é a mesma: em se tratando do número de diferentes aptidões – a versatilidade – ele é o melhor.

Se essa enunciação teórica estiver vaga, basta imaginar um profissional que, sem ser brilhante em qualquer dessas atividades, apresenta um relatório contábil para os acionistas sem gaguejar, dialoga com o pessoal da agência de publicidade sobre ações de comunicação, encontra um melhor serviço de cozinha para o refeitório da empresa, reduz o consumo de energia com a implantação de ideias sustentáveis e, se necessário fosse, faria tudo isso em cinco idiomas bem mal falados.

Como é que você, em sã consciência, dispensaria essa pessoa?

– Álvaro, ao empilhar os tijolos uns sobre os outros, você acha que é normal percebermos algumas coisas que não víamos antes?

Sim. Uma parede, por exemplo.

– Digo isso porque estou começando a achar que a versatilidade é matéria-prima da qual é composta a adaptação

Excelente observação. Definitivamente, portanto, a abrangência não é um conceito a ser desprezado. Mesmo porque, quanto maior o alcance da sua visão e das suas ações, mais vantagens você obterá.

E, para preparar o próximo item, fique com o seguinte pensamento: a abrangência é a amplitude no espaço.


Próximo Tijolo: Permanência.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS