Os Tijolos - Família Ordem

Ordem

1. Disposição conveniente dos meios para se obterem os fins.

2. Disposição metódica; arranjo de coisas segundo certas relações.

3. Boa disposição; bom arranjo; arrumação.

4. Boa administração.

5. Série, sequência.

Os planetas – que não são pequenos – giram em torno de estrelas – maiores ainda – mantendo-se estáveis por milhões de anos e, apesar da incrível velocidade com que tudo acontece, há uma sensação de grande serenidade.

Não há como não se encantar com a ordem.

Você combina horário e local para se encontrar com uma pessoa e… a pessoa está lá na hora combinada.

Você recebe uma estimativa de entrega de um produto que comprou pela Internet e… ele chega dentro do prazo.

Você deseja encontrar um arquivo em seu computador e… consegue.

A ordem é mais um tijolo que pode ser relacionado aos dois grandes balizadores da nossa existência: tempo e espaço. Imagine um mapa e terá o conceito de ordem aplicado ao espaço. Imagine uma agenda e terá a ordem aplicada ao tempo.

Repare novamente na primeira definição e verá como que a ordem está relacionada ao propósito: “disposição conveniente dos meios para se obterem os fins”. É quase a mesma coisa que dizer “você só conseguirá atingir seus objetivos (fins) se o fizer com ordem”.

Endossando essa relação entre ordem e propósito, temos esta frase, extraída de Mais Tempo Mais Dinheiro: “O planejamento só faz sentido se você tem um objetivo a conquistar.”.

Obs. 1: Isto nos ajuda a entender por que as pessoas sem um objetivo costumam ser desorganizadas.

Aliás, não é muito difícil perceber que propósito e ordem estão relacionados . A concepção e posterior conquista de um objetivo é um processo que evolui da ausência de ordem para a presença de ordem. Vejamos:

Quando você tem uma ideia, assim, bastante vaga como todas as ideias são inicialmente, você, na verdade, não tem nada. Quando a ideia começa a tomar forma e se transforma em um forte desejo, aí, então, você tem alguma coisa: um objetivo, um propósito.

O passo seguinte é estabelecer e tomar as providências necessárias. Esta é a atitude que se espera de alguém que diz ter um objetivo, e a força da atitude sempre mostra a força do desejo de alcançar o objetivo.

Mas tente tomar todas as providências ao mesmo tempo e você perceberá como a falta de ordem quase sempre implica em falta de atingimento do objetivo. Por outro lado, se você possui um planejamento – que é uma das mais patentes demonstrações de ordem – e busca colocá-lo em prática realizando os ajustes necessários ao longo do caminho, suas chances de êxito são muito maiores.

Obs. 2: Isto nos ajuda a entender por que as pessoas desorganizadas costumam não alcançar seus objetivos.

Se quiser, tome como exemplo o próprio texto que está lendo. Você vê o Amplitudo como uma coisa pronta, terminada. Mas é claro que, primeiramente, o projeto surgiu como uma ideia. Depois, virou um objetivo a ser perseguido. Mas você só conseguiu ter em mãos esse conjunto de informações depois de muita, muita ordem. Foram necessárias centenas de horas para que, ao final, tudo estivesse organizado da melhor forma possível.

E se estou plenamente convicto de que ainda deve haver uma porção de falhas mesmo com todo esse esforço em busca da organização, imagine sem? Sabe onde estaríamos – eu e minhas ideias – se a ordem não fosse uma preocupação desde o início? Exatamente aí: no início.

Há ainda um segredo importantíssimo, além de bem prático, também relacionado à ordem, mas que será tratado no próximo item.

Por uma questão de ordem.


Próximo Tijolo: Divisão.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS