Sobre o Amplitudo
Uma nova forma de ser feliz.trabalhar.produzir.
Normalmente, um profissional vive dividido entre trabalhar para alguém (e sofrer com a falta de liberdade) ou abrir um negócio para ser dono do próprio nariz. Mas será que só existem essas duas opções?
O AMPLITUDO
O Amplitudo foi iniciado em 2010 por Álvaro Nascimento Vieira, que assina seus textos como “editor-chefe” no sentido de parecer mais chique e importante.
Apesar da indiscutível qualidade da instituição onde estudou – considerada a melhor da América Latina em sua área – o autor sentia carência na abordagem de alguns temas em sua graduação. Não havia substancial preocupação, por exemplo, com a habilidade nos relacionamentos interpessoais, que podem influenciar tão intensamente o sucesso ou o fracasso das relações no ambiente de trabalho – e, como consequência, o fato de estar ou não empregado.
Posteriormente, ao ser responsável por contratações nas empresas onde trabalhou, Álvaro percebeu se tratar de uma situação geral: as faculdades se esforçavam por preparar seus alunos tecnicamente mas esqueciam que eles dependiam da interação com pessoas para terem a chance de mostrar quão bons técnicos eles eram.
Essa é, no entanto, só a ponta do iceberg. Várias outras influências importantes para a iminente carreira do aluno, como a da saúde, e várias outras habilidades, como o uso do tempo e do dinheiro, também não eram discutidas.
Como resultado, o profissional levava bem uns dez anos para descobrir (se conseguisse perceber) um mundo de informações valiosas para o seu crescimento profissional e que não lhe eram ensinadas na faculdade. Exatamente como aconteceu com o nosso editor-chefe.
O Amplitudo nasceu, portanto, dessa percepção e da insatisfação por ela causada. A curva de aprendizado é muito longa quando o aluno recém-formado precisa aprender, no mercado e a duras penas, conceitos tão importantes que poderiam ter sido transmitidos a ele durante seu curso superior. Mas isso não precisa mais continuar sendo assim.
Para minimizar o impacto dessa lacuna, um inédito conteúdo foi elaborado e disponibilizado gratuitamente àqueles que possam se interessar por essa singela “complementação”. Além disso, outros materiais como o Amplinews – um informativo periódico também gratuito – visam discutir temas pontuais de forma rápida, sendo também uma oportunidade para os leitores se manifestarem.
Tudo o que foi dito acima, porém, é apenas a parte “certinha” para que algum jornalista possa fazer uma pequena chamada se quiser. O grande objetivo do Amplitudo, na verdade, é alterar a forma como as pessoas trabalham para que elas possam ter mais liberdade. Trata-se de uma verdadeira revolução – e que já está acontecendo em diversas partes do mundo.
Se o tópico lhe agrada, basta começar a jornada lendo o manifesto A Única Condição. Pense bem: todo o Amplitudo nasceu por causa desse documento.
Talvez valha a pena dar uma olhada.