Quer brilhar? - desenvolvimento equilibrado das competências

» Como usar outras ferramentas a serviço de sua liberdade no trabalho além do tão importante conhecimento.

O conhecimento é sedutor (Amplinews #8 e #9), além de muito útil, é claro, como já vimos (#10).

Mas engana-se quem pensa que se pode viver somente do conhecimento. Quer dizer, pode-se até viver, mas não necessariamente bem viver.

E para evitar a armadilha de um desenvolvimento desequilibrado – por exemplo, privilegiando o conhecimento sobre outros tão importantes itens – o Amplitudo propõe um modelo chamado A Estrela.

Nada de cósmico, nada de místico. Mas como o modelo tem por objetivo abordar cinco áreas distintas, essa figura geométrica foi uma escolha um pouco óbvia, sim, mas absolutamente conveniente.


“Não é apenas o conhecimento que pode nos levar à conquista de nossos objetivos na vida.”


Pense comigo: se até os três reis – que eram magos – precisaram de uma estrela, o que dizer de nós, você e eu? (nota da piada: 3)

A questão é a seguinte. Muito valor se dá ao conhecimento – e, ainda assim, a grande maioria das pessoas não se dedica a ele como deveria. O problema é que muitos acreditam ser o conhecimento o único a abrir portas na vida. E disso eu veementemente discordo.

Vou além.

Existe uma forte relação entre cada uma das cinco pontas da Estrela Amplitudiana e a sua liberdade, especialmente sua liberdade no trabalho.

Por exemplo, à mulher samambaia certa vez perguntaram se sua beleza alguma vez teria feito diferença para ela conseguir obter algo que desejasse.

Algo constrangida, ela disse que… sim.

Bem, nem precisava responder, pois nossa amiga pteridófita sempre conquistou indiscutível atenção pela exuberância de suas formas curvilíneas.

A resposta, portanto, era ululante: é óbvio que uma pessoa com tamanha vantagem estética certamente se beneficiava desta condição, querendo ou não.

– Álvaro, em que se transformou o Amplinews?!

Calma. Temos um ponto de vista importante aqui. Menciono a historieta acima apenas para ilustrar – de forma bem ilustrada, convenhamos – que não é apenas o conhecimento que pode nos levar à conquista de nossos objetivos na vida.

Dos nove textos sagrados do Amplitudo, A Estrela é o segundo, sendo, portanto, uma sequência natural de A Única Condição.

Em A Estrela, é proposto um modelo de desenvolvimento abrangendo cinco áreas: Saúde, Relacionamentos, Tempo, Dinheiro e (aqui está ele) Conhecimento.

O objetivo dessa divisão é você considerar cada uma dessas áreas como ativos a serem desenvolvidos, ativos que poderão render-lhe enormes vantagens.

De uma forma meio esquematizada, podemos dizer que a moça-planta mencionada acima utilizou o que ela tinha em matéria de, digamos, Saúde, para obter vantagens no item Relacionamentos, o que certamente possibilitou algum progresso no item Dinheiro.

E não pense que estou diminuindo o valor da estratégia só porque o “ativo” em questão era a beleza. Eu faria a mesma coisa se fosse ela. Inclusive, confesso que já fiz (em dado momento da vida percebi que havia um atributo estético na minha pessoa do qual eu podia me valer e não hesitei em utilizá-lo – não que ele chegasse a me transformar em um Homem Xaxim, mas, valeu de alguma coisa).

O ponto central é: conhecimento não é tudo. E o caso da beleza da modelo – aqui mal representando o item Saúde – foi apenas para fazê-lo pensar. Certamente você poderá refletir melhor sobre o assunto lendo A Estrela.

– Certo, Álvaro, vou ler, mas não consigo imaginar como uma maior quantidade de conhecimento poderia ser prejudicial. De nenhum jeito.

Ah, mas eu digo que não é o conhecimento que prejudica, mas a excessiva atenção a ele em detrimento de outras áreas. E, nos próximos Amplinews, prometo contar duas rápidas histórias – e reais – que reforçam este meu ponto de vista.

Assim, talvez, quando você pensar em brilhar de verdade, lembrará que a sua estrela tem cinco pontas, e não apenas uma.

À sua liberdade,

» Compartilhe esse Amplinews com seus amigos.
(se não gostou, compartilhe com seus inimigos)


CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS 


O que é o Amplinews ?

Um informativo com algumas sugestões para você ampliar (ou parecer que ampliou) suas competências e, assim, conquistar mais liberdade no trabalho.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.