Os Tijolos - Família Lógica

Consequência

1. Resultado natural, provável ou forçoso de um fato.

2. O que é produzido por; o que é efeito ou sequência lógica de.

Lá atrás já havíamos antecipado: a consequência é uma correlação no tempo.

Todos bem sabem o que são consequências. O que nem todos lembram é que elas existem sempre. Às vezes, apenas aparentemente uma atitude não traz consequências, mas é tudo uma questão de tempo. E, então, depois do tal tempo, um incompetente observador – pois que desconhecedor dos fatos – dirá que houve sorte ou azar. Ou injustiça.

Por falar (de novo) em justiça… Em teoria, apenas por seu instinto moral, as pessoas deveriam seguir as leis, visto que estas representam um conjunto de regras que a própria sociedade, de uma forma ou de outra, definiu para garantir o seu bem viver.

Mas não é isso que acontece.

Estudos já mostraram que a grande razão pelas quais as pessoas obedecem às leis é o medo da punição. Dessa forma, as leis só conseguem auxiliar na promoção da justiça por lembrarem as pessoas que existem consequências para as suas atitudes. Experimente estabelecer uma lei para a qual não há punição e você verá não existir lei alguma.

E não estamos falando, necessariamente, de consequências ruins. É verdade que, antigamente, havia somente punições: multas, cassação de direitos, apropriações, prisão e até morte. Mas hoje começam a ser oferecidas as consequências boas, ou prêmios. Um exemplo é a iniciativa de uma seguradora que, certa feita, desejando incentivar o trânsito consciente – e obter mais clientes, é claro – concedia desconto na renovação da apólice para todo o motorista que não tivesse registro de infrações em sua habilitação.

Será que alguns clientes dessa seguradora não se cuidavam um pouco a mais ao longo do ano para tentar não perder o desconto na renovação seguinte?

Em tempo recordamos: quem o mantém firmemente dedicado à realização dos seus objetivos é a consciência da correlação esforço-recompensa. Você se esforça arduamente porque a recompensa é a sua correlação no tempo: o trabalho de hoje é o prazer de amanhã.

Dessa forma, mais uma vez fica clara a importância da consciência da realidade, pois que o conhecimento das consequências é um dos melhores reguladores da qualidade das suas atitudes.


Próximo Tijolo: Autoridade e Confiança.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS