Os Tijolos - Família Relatividade

Saldo

1. Diferença entre receitas e despesas.

2. Cont. Diferença entre o total de créditos e o total de débitos lançados numa conta.

3. Resultado, consequência.

Partiremos das definições acima para a seguinte simplificação: o saldo é o que sobra ao final.

Pergunto: quem é mais rico, quem ganha sete mil por mês ou quem ganha cinco? E se eu disser que o que ganha 7 precisa gastar 6 enquanto o que ganha 5 precisa gastar somente 2?

O exemplo acima pode ser verificado na prática se você analisar as diferentes condições de renda e despesas entre duas pessoas que desempenham funções semelhantes, uma em uma cidade muito grande (portanto, mais cara), outra em uma cidade pequena (mais barata). Como as necessidades da primeira pessoa são mais caras, ela precisa ganhar mais.

O problema é quando o incremento da receita não acompanha o incremento das despesas. É o que acontece no exemplo. A pessoa que ganha mais não ganha tanto a mais assim quanto maiores são os seus custos: aluguel, transporte, alimentação, lazer, educação – e isso impõe uma sobra menor ao fim do processo.

Por isso que, há algum tempo, existe um pensamento que bem define a condição de riqueza de uma pessoa: rico não é o que tem mais, mas o que precisa de menos. Perceba que essa ideia vale não apenas para o dinheiro, mas para qualquer ativo.

Aliás, isso é importantíssimo. As pontas da sua Estrela – os seus ativos – deverão crescer cada uma com o auxílio da outra, e essa é a razão pela qual a atenção ao saldo é fundamental.

Façamos, então, com que sobre muito ao final.

 

TEM MAIS?

Bem, agora é que a Estrela começa a mostrar suas pontas…

Seu próximo passo é o texto Saúde.

Obs.: Se servir de consolo, apesar de ter concluído apenas o terceiro de nove textos, em volume de leitura você já passou há muito da metade…

 

À sua liberdade,

Álvaro Nascimento Vieira


Índice para todos os tijolos aqui.

Próximo E-book: Saúde.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS