Permuta e Sinergia (p. 2)

Concentração e Maximização:

– Álvaro, como é possível concentrar o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, equilibrá-lo? Se me concentro nos meus relacionamentos, por exemplo, isso roubará tempo para que eu cuide de minha saúde, ou para que eu trabalhe mais e ganhe mais dinheiro.

Mas nem me deixou começar dessa vez? Quanta aflição…

Bem, aqui, todo cuidado é pouco. Já alertamos sobre essa possível contradição quando discutimos o assunto em Os Tijolos. Seu pensamento até faz sentido. Mas está errado, de qualquer forma.

Façamos assim. Coloque o equilíbrio entre as pontas da sua Estrela como prioridade. Essa é sua meta: desenvolver seus ativos de forma equilibrada – até porque, como estamos falando de ativos, é interessante possui-los não apenas em quantidade, mas em variedade, pois todo investidor sabe que ter todos os ovos em uma só cesta não é bom negócio.

Porém, nem tudo o que você faz contribui para desenvolver diretamente as pontas de sua Estrela. O lazer, por exemplo. Não estou dizendo que o lazer não seja importante, mas vejamos melhor.

Vamos supor que você adore jogar cartas. Esse é um prazer ao qual você tem todo o direito de dedicar um pouco do seu tempo.

Se, contudo, você passa de quatro a cinco horas por dia jogando cartas (vale para televisão, jogos online, Facebook etc.) definitivamente não pode dizer que está concentrando seus esforços no desenvolvimento de qualquer um dos seus ativos.

Obs.: Se você pensou que está investindo nos relacionamentos só porque joga cartas cinco horas por dia todos os dias com as mesmas pessoas, serei obrigado a considerar a possibilidade de acrescentar um novo tijolo à nossa lista: a hipocrisia…

Não há, porém, necessidade de colocar o lazer no meio e tornar o cenário tão confuso. Vai parecer que eu não quero que você tenha qualquer diversão na vida, e não é isso.

Para resolver o problema de forma mais simples, vamos nos ater apenas aos conceitos conflitantes de concentração e equilíbrio dessa maneira: você deve buscar o equilíbrio no desenvolvimento de cada uma das pontas da sua Estrela. Porém, quando estiver trabalhando especificamente para o crescimento de uma das pontas, se quiser maximizar seu esforço, concentre-se nela.

 

Ordem:

Aqui é importante um exemplo para cada ponta. Vamos lá.

Saúde. Ordem é importante para a saúde. Se você opta por se alimentar de forma saudável, vai cedo perceber que alimentos saudáveis não podem ser encontrados em qualquer lugar a qualquer momento. Por isso, é importante que você se organize para incluir a compra desses artigos no local e no momento em que eles se encontrem disponíveis. Do contrário, pagará um alto preço que pode se apresentar de duas formas.

Uma delas é o preço do não atingimento do objetivo. Você decidiu se alimentar de forma mais saudável, não comprou os alimentos saudáveis que desejava e agora está com fome. O que fazer? Comer porcarias é a saída.

A outra forma de pagar o preço é, literalmente, pagando o preço. Até é possível que o alimento desejável esteja disponível em outros lugares e em outras ocasiões. O problema é o valor, geralmente muito mais elevado. Compare o preço de 100 gramas de amêndoas em um mercadão natureba com o preço de 100 gramas da mesma amêndoa em uma embalagem chique adquirida em uma loja de conveniência às três da manhã. Você entenderá perfeitamente o que “pagar o preço” significa.

Relacionamentos. Ordem é importante para os seus relacionamentos. Vamos supor que você veja alguma importância em parabenizar as pessoas pelo dia do aniversário delas, mas não consegue – nem poderia – se lembrar das datas do aniversário de todo mundo.

– Ah, para isso tem o Facebook…

Não é bem assim. Primeiro, há pessoas que não tem perfis em redes sociais. O seu chefe, por exemplo, se for uma pessoa de mais idade, dotada de muito conhecimento e muito dinheiro – o que significa muitas oportunidades – pode ser uma pessoa avessa a toda essa parafernalha tecnológica. E você não desejará, certamente, se esquecer do aniversário dele.

Mas o argumento não se resume a isso. De que adianta receber cumprimentos de feliz aniversário só porque o site de redes sociais praticamente o obrigou a fazer isso? Veja quantas felicitações você recebe de seus contatos no seu aniversário. Um monte.

Agora experimente, quando estiver faltando umas duas semanas para o seu aniversário, acessar seu perfil e alterar a data do seu nascimento antecipando-a em um mês. O sistema não lembrará ninguém, porque a data já terá passado, e a quantidade de felicitações diminuirá consideravelmente.

Mas, talvez, algumas serão recebidas. E essas serão muito importantes, pois são as realmente lembradas. E esse tipo de coisa constrói relacionamentos, pode acreditar.

Obs.: Caso pense que o caso acima é apenas uma suposição, saiba que eu já conheci pessoas que faziam isso (alterar a data do aniversário semanas antes), pois possuíam muitos contatos em sua rede e não gostavam de ser inundados por mensagens rasas de simples parabéns-porque-o-sistema-me-lembrou.

Sim, é verdade, que, se você não vai conseguir se lembrar dos aniversários, precisará de um sistema de um jeito ou de outro para ajuda-lo. Aliás, nesse particular, o Amplitudo poderá ajuda-lo mais uma vez, assunto sobre o qual falaremos em outra ocasião.

Resumindo: em um mundo de redes sociais, causa outro efeito receber um telefonema, até mesmo um e-mail, felicitando-o pelo seu aniversário. Produzirá algum custo a mais (tempo ou dinheiro), mas vale a pena, pois amplia muito o valor percebido pelo felicitado.

Tempo. A ordem é importante para o seu tempo, nós já falamos sobre isso e você não precisa de mais um exemplo para ilustrar o óbvio.

Dinheiro. Se todo o assunto relacionado ao seu dinheiro pode ser resumido, como sugerimos, a como ganhar e como gastar, você não vai querer se descuidar de 50% das variáveis – e a primeira coisa que a falta de ordem faz com o seu dinheiro é desperdiçá-lo de maneira estúpida. Basta lembrar do exemplo das amêndoas alguns parágrafos acima.

Conhecimento. A ordem é importante para o seu conhecimento, pois há muito a ser conhecido (infinito é muito, não é?). Se você não estabelece uma ordem para a aquisição de conhecimento, priorizando-o e disciplinando-se, grandes são as chances de se atrapalhar e se desesperar diante de um mundão de coisas. Nessa angústia, alta é a probabilidade de você ser tentado a largar tudo. E se largar tudo, conseguirá o quê?

Abrangência e Permanência:

Cá está outro tópico que prefere exemplos para cada caso.

Saúde. Se você pode tomar um complemento vitamínico para melhorar sua saúde, tomará apenas vitamina C ou um multivitamínico também recheado de minerais? Sem dúvida a segunda opção é mais abrangente que a primeira. Um multivitamínico com minerais talvez o previna de apresentar uma deficiência de vitaminas do complexo B ou de zinco, por exemplo. Nesse caso, uma solução mais abrangente tende a lhe conceder boa saúde de forma mais permanente.

Obs.: IMPORTANTE. Destituído que sou de autoridade para fazer quaisquer recomendações específicas a respeito de saúde, ainda assim faço aqui uma ressalva. Particularmente, não recomendo nem condeno a utilização de suplementação alimentar. Em teoria, deveríamos ser capazes de obter nossos nutrientes apenas de alimentos que a natureza nos provê, ou seja, não industrializados. Mas isso é teoria. Às vezes, devido aos hábitos alimentares que possuímos, estaremos privados dessa ou daquela substância importante. Nesse caso, alguma coisa é melhor que nada e, então, a vitamina industrializada ainda é melhor que a vitamina natural inexistente. Há também a diferença de metabolismo entre os corpos das pessoas, o que faz com que algumas pessoas tenham necessidades particulares que apontem para o consumo de complementos como solução para um eventual problema. Em todo caso, estou aqui apenas elaborando raciocínios para ajuda-lo a pensar. Lembre-se de que não sou médico. Favor consultar o seu.

Ainda sobre saúde… Digamos que você finalmente se convenceu que a prática de exercícios o beneficiará. Basta, então, escolher uma modalidade e começar. E, então, diante da possibilidade de fazer natação, remo, bicicleta ou musculação convencional em uma academia você opta por… arremesso de dardo. Não é difícil constatar a diferença de abrangência – ao menos no tocante à quantidade de grupos musculares trabalhados – entre o exercício que você escolheu e as outras opções disponíveis.

Relacionamentos. Você faz grande esforço para tratar bem uma pessoa que acabou de conhecer na fila do caixa do supermercado. Alguém lhe disse um dia que isso se chama educação e você, sabiamente, aplica essa recomendação ao seu cotidiano. Eu faria o mesmo.

O problema é que você tem tremenda dificuldade em agir dessa forma com as pessoas do seu círculo familiar e do seu trabalho, sem perceber que com estas pessoas – e não com as da fila do supermercado – você possui relacionamentos muito mais permanentes. Um pequeno atrito no supermercado, a fila anda e… Pronto, já faz parte do passado. Um pequeno atrito com a sua esposa, no entanto…

Não há dúvidas que a boa observação do quesito permanência nos relacionamentos é muito importante, sendo responsável, quase sempre, pela harmonia na relação – ou pela falta dela.

Tempo. É quinta-feira à noite, momento que você habitualmente destina a um passatempo: montar quebra-cabeças desafiadores. Você adora essa atividade, é o seu tempo, é o seu lazer, ninguém tem nada a ver com isso e você se orgulha de já ter concluído a reconstrução de mais de 27 belíssimas imagens, cada uma pulverizada em aproximadamente três mil peças.

Obs.: Quem pensou na foto de um castelo europeu levanta a mão…

Então, um amigo liga dizendo que queria dar uma passada na sua casa para conversar sobre um assunto. Nos cinco minutos que dura a ligação, você mente para ele e diz que não estará em casa – pois não quer ser importunado no seu horário sagrado.

Na semana seguinte, acontece a mesma coisa. Você mente de novo, inventando uma nova desculpa. Pelo menos mais cinco minutos ao telefone para fundamentar bem a história. Semanas se passam e a situação se repete. Vai chegar uma hora que sua estratégia vai se tornar insustentável. E o bendito amigo sempre liga para você justamente nas quintas-feiras…

O que você não percebe, porque não sabe, é que nas quintas-feiras é ele quem possui um tempo livre e, quando a cabeça tem um espaço, os assuntos que o incomodam voltam a surgir, solicitando providências. Então, ele se lembra de você e do assunto pendente que queria discutir.

Se, em vez de ficar inventando lorotas, você dissesse a ele que a noite da quinta-feira é o seu sagrado momento, talvez só precisasse de um único bloco de cinco minutos.

Mas como você não adota atitudes que salvam o seu tempo de forma permanente, será sempre incomodado, e o seu tempo, de algum jeito, será prejudicado, ainda que apenas um pouco por vez.

Dinheiro. Você investe um bom dinheiro para montar uma pequena mercearia de bairro. Você vende um monte de coisas lá, preferencialmente comida e produtos de limpeza, que são produtos de que todas as pessoas precisam (abrangência) e precisam por toda a vida (permanência). Assim como José da Condição (lembra dele?), você é muito esperto e, com o tempo, facilmente retorna seu investimento e conquista uma renda passiva interessante.

Enquanto isso, João da Rescisão compra maquinários custosos para a produção em nosso país de uma pulseira estranha e cara que está na moda no exterior por ajudar no equilíbrio, apesar de nem ele nem as pessoas que usam saberem ao certo se se trata de equilíbrio emocional ou corporal.

Como se trata de uma moda – e de um artigo caro de benefícios questionáveis – somente algumas pessoas se interessam. Além disso, rapidamente se esquecem do seu produto quando outra moda surge, desviando-lhes a atenção.

E piora: o preço, visivelmente especulativo como ocorre com os artigos de moda no início de sua comercialização, começa a cair vertiginosamente e o importado, que custava cinquenta contos, agora custa cinco, enquanto o nacional, só para ser fabricado, custa oito. O investimento não retorna – e não retornará nunca. Tivesse o nosso amigo observado a influência dos conceitos abrangência e permanência em seus investimentos financeiros, talvez isso não teria acontecido.

Conhecimento. Imagine-se aprendendo mais sobre o comportamento humano para buscar um melhor desempenho em seus relacionamentos com as outras pessoas.

Pergunto: com que frequência esse conhecimento pode ser usado? Respondo: sempre. Bem, isso tem cara de permanência.

E com quantas pessoas esse conhecimento pode ser usado? Hum… com todas. Sem dúvida, isso tem cara de abrangência.

Agora, imagine-se decorando os nomes de todos os presidentes americanos e os anos de seus governos. Para conseguir ter de cabeça toda essa informação – que, diga-se de passagem, é facilmente verificável a qualquer momento na Internet – você faz um tremendo esforço, dedicando várias horas do seu tempo.

A não ser que, secretamente, você tenha se inscrito em um campeonato de memória, muito provavelmente seu esforço não terá muito proveito. E, para coroar a inutilidade, como costuma acontecer, depois de um tempo, talvez você tenha se esquecido da maior parte do que decorou.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS