Permuta e Sinergia (p. 4)

EXEMPLOS DE CONVERSÃO

Vejamos, rapidamente, alguns exemplos de conversão de um ativo nos demais, usando a estratégia já mencionada: a troca do que está abundante pelo que está escasso.

 

Se você tem boa Saúde:

R – Consegue participar de grupos desportistas. Pode também ficar acordado até tarde, ou acordar mais cedo, e usufruir do convívio de um grupo de pessoas diferente das do seu trabalho. Como tem boa saúde, sente-se bem disposto e isso aumenta as chances de sempre estar de bom humor, fazendo de você uma pessoa mais que desejável.

T – Trabalha mais concentradamente, rendendo mais e ganhando tempo; pode também se esforçar mais que a média para obter um benefício qualquer (uma promoção no emprego, por exemplo) que salve seu tempo no futuro.

D – Pode fazer “bicos”, arranjar um segundo emprego, trabalhar em horário estendido ou noturno, ganhando um pouco mais ao fim do mês.

C – É capaz de dormir um pouco menos durante um determinado período para poder estudar mais se essa for uma necessidade.

 

Se você tem bons Relacionamentos:

S – Negocia um horário de trabalho mais flexível, de forma a poder realizar atividades físicas que beneficiem sua saúde; pode também mudar para um emprego que o realize mais, mantendo-o mais feliz e, certamente, como consequência disso, menos suscetível a doenças de fundo emocional.

T – Obtém a colaboração das pessoas em algumas tarefas que economizam o seu tempo. A indicação de um imóvel disponível bem mais perto do seu trabalho por um conhecido seu é algo que também o auxiliaria, reduzindo o desperdício do seu tempo com deslocamentos.

D – Inspira a confiança de pessoas que a você destinam seus próprios recursos para serem administrados; obtém dicas de investimento para o seu próprio dinheiro; consegue empregos; estabelece parcerias lucrativas.

C – Consegue acesso a boas informações; fica sabendo de cursos interessantes; aprende diretamente com seus contatos.

 

Se você tem Tempo:

S – Consegue cuidar da sua saúde – praticar exercícios, alimentar-se de forma saudável, ler a respeito do tema etc.

R – Elabora pequenas atitudes como dar os parabéns ou comprar um pequeno presente – ou fazer um, o que é melhor ainda – para vivificar seus relacionamentos; participa de programas de voluntariado.

D – Aprende os mecanismos pelos quais o dinheiro se conserva, se amplia ou se reduz, podendo agir de acordo; pode buscar um trabalho que o remunere satisfatoriamente; pode dedicar-se a alguma produção artística vendável.

C – Estuda para caramba.

 

Se você tem Dinheiro:

S – Compra sem dificuldades alimentos saudáveis, que, em geral, são mais caros; tem condição de gastar em móveis mais ergonômicos, evitando prejudicar sua postura; consegue pagar profissionais orientadores, como um personal trainer ou um nutricionista.

R – Participa de eventos como cursos, palestras, seminários, conhecendo gente nova; pode ser membro de clubes ou associações específicas; inicia empreendimentos que ampliarão sua rede de relacionamentos através dos funcionários, fornecedores e clientes; patrocina jovens talentos; realiza ações filantrópicas, conquistando admiração e respeito.

T – Pode pagar alguém para fazer um trabalho originalmente seu e, com essa manobra, salvar seu tempo para dedicá-lo a outra coisa; investe em mecanismos de automatização do seu trabalho e da sua vida pessoal com o mesmo objetivo.

C – Adquire conhecimento utilizando as diversas formas pagas que existem – comprando livros, matriculando-se em cursos, fazendo mestrado, doutorado, contratando um serviço de coaching etc.

 

Se você tem Conhecimento:

S – Possui informação e discernimento para tomar boas decisões a respeito da sua saúde.

R – Consegue ensinar os outros; pode ser professor, palestrante, colunista de jornal ou de internet, enfim, um formador de opinião.

T – É capaz de conceber ideias para salvar o seu tempo sem comprometer seus resultados. D – Consegue, potencialmente, transformá-lo em dinheiro.

 

CONVITE

Convido-o a manter sua mente sempre trabalhando. Os exemplos acima foram apenas alguns que imaginei, mas, certamente, você poderia pensar em outros.

Ou poderia fazer o exercício do inverso, analisando como que a deficiência de cada uma das pontas pode acarretar prejuízo das demais.

Ofereço uma de brinde. O mau uso do Tempo: não permite que você se alimente bem (S); força-o a tratar rispidamente as pessoas, por causa da sua eterna pressa (R); dificulta estabelecer controle sobre seus gastos (D); e não lhe permite estudar (C).

O que importa, agora que nos aproximamos do encerramento deste texto, é que você se mantenha consciente e curioso, sempre ansiando por conhecimento e crescimento.

E não se dê por satisfeito com o Amplitudo. Queira mais. Aliás, como disse José Ortega y Gasset, “sempre que ensinares, ensina a duvidarem do que estiveres ensinando”.

Pois duvide. Duvide mesmo de tudo o que foi dito aqui e busque comprovações na prática.

Exercite sua mente.

Pense.

Pense mais e questione. Questione tudo.

Formule argumentos e apresente-os, sabendo que ninguém atinge a Única Condição – ou qualquer outra – se não através do próprio esforço.

 

FINALIZAÇÃO

Os parágrafos que se seguem têm uma cara de despedida, mas, definitivamente, não é o caso.

Antes de qualquer outra coisa, devo manifestar meus sinceros agradecimentos. Por causa do seu interesse lá no começo, quando acessou o site amplitudo.com.br, pudemos juntos trilhar o caminho que nos trouxe aqui. Hoje, você é mais uma pessoa com a qual eu me relaciono e não faz ideia de como isso é importante para mim.

Se fui capaz de ajudá-lo de alguma maneira, meu objetivo foi alcançado. Se, em meio a tudo o que foi dito, uma única frase serviu para melhorar qualquer aspecto da sua vida, todo o meu esforço valeu a pena.

E demonstrando que, apesar da finalização do presente texto, nosso relacionamento segue em frente, não se esqueça de que existem os informativos por e-mail. Ao menos até que você se canse, estarei sempre buscando oferecer mais informações, exemplos, correlações com outros temas, sugestões de leituras, tudo para que você possa se desenvolver continuamente e atingir níveis cada vez maiores de realização, liberdade e felicidade.

Por fim, desejo agradecer de forma ainda mais especial se você me ajudou realizando alguma contribuição financeira. Seu dinheiro é o suado produto de seus esforços, e se, em algum momento, você decidiu oferecê-lo em troca do conhecimento aqui apresentado, eu me sinto mais que honrado. Além disso, com essa atitude, você definitivamente faz parte do time, pois o auxílio na viabilização financeira do projeto é, a meu ver, uma coautoria. Sem medo, você pode dizer: “O Amplitudo é meu também!”.

– Álvaro, falando sinceramente, concordo que tudo isso tenha algum valor. Fico pensando: se todo esse conteúdo estivesse presente em um livro convencional, quanto não custaria?Sem dúvida valeu todo o esforço e eu gostaria de contribuir. O único problema é que não lembro exatamente como fazer isso…

Ora, mas para que servem os amigos se não para ajudar os outros em momentos como esse? É só acessar o Vale Tanto:

Possa seu retorno ser milhares de vezes multiplicado.

À sua liberdade,

Álvaro Nascimento Vieira

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS