Os Tijolos - Família Conjunto
Conjunto
1. Reunião das partes que formam um todo.
2. Grupo, quadro, equipe.
Você já viu Os Saltimbancos, de Chico Buarque? Se não, veja. É incrível quanto podemos aprender com esse “musical infantil”…
Refiro-me, especificamente, ao momento onde os animais, oprimidos por suas próprias condições, percebem que, unidos, tornam-se muito poderosos. Não consigo deixar de me emocionar sempre que me lembro destes quatro versos:
“Todos juntos somos fortes
Somos flecha somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer.”
Dessa ideia extraímos outra, a de crescimento, já que, sem dúvida, precisamos dos outros para crescer. Por isso, dentro desta acepção, o oposto mais próximo de conjunto seria isolamento – mas no sentido de trabalho, esforço e resultado, não no sentido de solidão.
Quando a Gestalt diz que “o todo é maior que a soma das partes”, é exatamente a força do conjunto que está sendo exposta. As interações entre as partes representam um valor extra adicionado ao conjunto – valor impossível de se obter quando das partes isoladas.
Toda parceria está baseada na ideia de conjunto, afinal extraímos o melhor de cada parte para potencializar o resultado ao final – exatamente como acontece com os Saltimbancos.
Não restam dúvidas de que é possível fazer algumas coisas por conta própria, mas, via de regra, não é a opção mais inteligente, visto que impõe mais tempo e esforço ao processo. Além do mais, operar em conjunto o ajudará a valorizar o trabalho feito pelos outros, o que, direta ou indiretamente, o ajuda a fazer o seu.
Não é sem razão que uma infinidade de pessoas se utiliza da seguinte máxima: ninguém alcança o sucesso sozinho. Não podemos mais saber quem por primeiro a proferiu, podendo você encontrá-la em A espiritualidade do sucesso, de Vincent Roazzi, bem como em vários outros livros de desenvolvimento pessoal, além de em praticamente todos os palestrantes educacionais e/ou motivacionais e até no último episódio do seriado Lost. Será possível que toda essa gente esteja errada?
Mas os benefícios não acabam aqui. Bem utilizar o poder do conjunto o ajudará a compreender melhor a ideia de saldo, o último dos tijolos. E, depois, a mesma vantagem será observada ao final, em Permuta e Sinergia, quando ficarão mais evidente os mecanismos de interação entre as cinco pontas da sua Estrela.
Próximo Tijolo: Multiplicação.
Índice para todos os tijolos aqui.
Você está lendo
direto no site
Se quiser obter esse e-book completo e de graça, clique no botão abaixo.
Download