Os Tijolos - Família Atitude

Disciplina

1. Regime de ordem imposta ou livremente consentida.

2. Ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização.

3. Observância de preceitos ou normas.

4. Submissão a um regulamento.

Dá para perceber que sem controle não se consegue disciplina?

Há pouco dissemos que a persistência é o esforço continuado. Para chegar a essa definição, bastou aplicar o efeito do tempo ao tijolo esforço. Esforço ao longo do tempo = persistência.

O mesmo acontece aqui, especificamente em relação ao controle interno, ou autocontrole. Quando se aplica o efeito do tempo ao controle, tem-se a disciplina. Controle de si próprio ao longo do tempo = disciplina.

Como o Amplitudo possui um compromisso com a prática, não pode correr o risco de se perder em paralelismos filosófico-estruturais como esse que acabamos de fazer. A teoria é imprescindível, certamente, mas só se servir à prática. Então, vamos a ela.

A razão prática pela qual você precisa ter disciplina é que existe muita gente neste belo planeta onde vivemos. Se no mundo só houvesse três pessoas e elas fossem indisciplinadas, tudo bem. Mas como há bilhões, garanto que, apesar de constituírem uma minoria, existe uma boa quantidade de pessoas disciplinadas.

Garanto também outra coisa: você vai perder qualquer competição que travar com estas pessoas. Mesmo que seu talento seja superior você há de fracassar, pois, como disse o sábio Baltasar Gracián, “A mediocridade com esforço consegue mais do que os superiores que não o fazem.”.

A falta de disciplina, portanto, facilmente o colocará em condição de inferioridade em relação aos outros. E se você está constantemente em condição de inferioridade, como pretende alcançar a Única Condição? Como pretende ter mais liberdade? Essa não é a razão pela qual você continuou lendo até aqui?

Se não está perfeitamente clara a relação entre a sua competência e a sua liberdade, está na hora de ler novamente o primeiro texto, A Única Condição.

Caso você se utilize de um computador no seu trabalho, você está anos-luz à frente das outras pessoas no tocante à capacidade de ampliar sua disciplina porque o computador é uma máquina muito versátil e, certamente, pode ajudá-lo nesta tarefa.

Um exemplo que sempre utilizei e recomendei aos colegas de trabalho no escritório é elaborar uma lista de afazeres diários – aquelas coisas que você precisa fazer, sem falta, todos os dias. Se você sempre processar essa lista logo que chega ao trabalho, como conseguirá se esquecer de algo?

Mas isso é só a ponta do iceberg. Há muito o que progredir com o auxílio do computador e, em breve, o Amplitudo recomendará softwares (próprios ou de terceiros) para auxiliá-lo nessa questão.

Encerrando este tópico, uma última reflexão para ajudá-lo na sua busca. Você já se perguntou por que muitos artistas, a despeito de seu indiscutível talento, vivem toda uma vida na mediocridade?

Ou você já se perguntou por que razão existe a figura do empresário se quem tem o talento é o artista?

A resposta é simples: sem disciplina, talento é vento.


Próximo Tijolo: Hábito.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS