Os Tijolos - Família Realidade

Filtro

1. Aquilo que deixa passar apenas uma parte de algo.

Um tijolo com cheiro de lanche da tarde na casa da vó…

Lembre-se de como se faz café e perceberá que um filtro não modifica o conteúdo do que passa por ele; tampouco cria elementos novos ao fim do processo. Ele simplesmente seleciona, deixando passar algumas coisas enquanto retém outras.

Conhecer esse conceito é importante, pois, apesar de não ser uma mentira, o que sai do filtro pode não ser toda a verdade. E conhecer a verdade apenas parcialmente é uma senhora desvantagem quando se deseja ampliar a percepção da realidade.

Leiamos novamente a definição para filtro: aquilo que deixa passar apenas uma parte de algo. Compreender seu sentido é vital na sua busca por uma vida sem ilusões.

Ao contrário da ausência de clareza que, conforme comentado no item anterior, quase nunca é intencional, a filtragem o é. Para a palavra filtrar encontramos a seguinte definição: escolher, selecionando. Quem filtra, portanto, está voluntariamente escolhendo o que será e o que não será conhecido.

O filtro pode ser tão poderoso que, muitas vezes, inverte toda uma situação. Vejamos o exemplo abaixo:

No livro Um estudo em vermelho, de Arthur Conan Doyle, a história mostra, na primeira parte, um caso típico de Sherlock Holmes: o desvendamento de um assassinato. Ao ler, você naturalmente se compadece da vítima, maldizendo o assassino.  Porém, na segunda parte, é narrado um período anterior a esse, mostrando que as duas pessoas (vítima e assassino) já se relacionavam anteriormente. Quando você descobre o que a vítima aprontou, seus sentimentos começam a ser reavaliados e você se vê inclinado a dar razão para o assassino.

Como dissemos, o filtro não representa a mentira, mas isso não evita o risco de um grande prejuízo. Quando algum filtro é utilizado, a verdade está parcialmente exposta; e se há uma verdade parcial, há mais para você saber.


Próximo Tijolo: Utilidade.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS