Os Tijolos - Família Ordem

Produtividade

1. Econ. Relação entre a quantidade ou valor produzido e a quantidade ou valor dos insumos aplicados à produção; eficiência produtiva.

2. Rendimento.

Esse conceito é puramente econômico e só os economistas ou os empresários podem fazer qualquer uso dele.

E esta foi a maior besteira que você já leu no Amplitudo.

O conceito veio da economia, sim, mas não há um único instante da vida de uma pessoa que ele não possa ser empregado para proteger especialmente um de nossos mais preciosos tesouros: o tempo.

A produtividade é, principalmente, uma relação entre o tempo e o resultado – exatamente o que significa rendimento (segunda definição). É uma medida de o quanto se fez e o quanto de tempo se levou para fazer. É, também, um conceito razoavelmente intuitivo, pois não adianta dizer que uma pessoa que fez 10 frangolangos produziu mais que aquela que fez 5 frangolangos se a primeira levou um mês e a segunda, um dia.

Entre outros fatores, a simplificação vista anteriormente é um dos que muito contribuem para a produtividade, porque, ao simplificar, você mais facilmente consegue a ordem e, ao ampliar a ordem, estará ou produzindo mais ou economizando mais tempo. Talvez ambos.

O problema?

O mesmo de sempre. As pessoas entendem o conceito, mas falham em utilizá-lo no dia a dia.

Sem o hábito de avaliar a produtividade, as pessoas estão constantemente avaliando somente a produção, ou seja, o quanto se produz. Elas têm dificuldade em se importar com quanto de tempo é necessário para se fazer essa ou aquela coisa – e acabam considerando que dez frangolangos sempre são mais que cinco, independentemente do contexto.

Por isso elas mudam de emprego somente porque ganharão mais, não se importando com a carga de trabalho da nova atividade ou com o tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho, o que daria uma melhor noção da produtividade do seu salário, pois resultaria no indicador ganho por hora, medida muito mais adequada – ao menos do ponto de vista financeiro – de o quanto você está realmente sendo valorizado.

Aliás, nunca é demais salientar que dentro da primeira definição para produtividade está eficiência produtiva, ideia praticamente gêmea de outra que você já ouviu muito por aqui: a Única Condição.


Próximo Tijolo: Maximização.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS