Os Tijolos - Família Realidade

Histórico

1. Exposição cronológica de fatos.

2. Súmula dos acontecimentos relacionados com um fato.

Se o cenário é olhar para frente, o histórico é olhar para trás.

A análise de fatos outrora observados lhe permitirá uma grande vantagem: a capacidade de identificar tendências. Com isso, fica mais fácil prever acontecimentos futuros, o que ampliará sensivelmente suas chances de êxito.

Importante: o estabelecimento de um histórico não apresenta garantias. Em qualquer fundo de investimento você verá o seguinte alerta: “rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras”. Mesmo assim, a força do histórico é indiscutível, pois, ainda que os fundos de investimento digam isso, se um deles ganhou muito dinheiro nos últimos quinze anos enquanto outro perdeu muito dinheiro nos últimos quinze anos, certamente você desejará colocar o seu dinheiro no primeiro, não no segundo.

De forma análoga, a percepção que as pessoas têm de você – incluindo o seu empregador – é influenciada pelo histórico que você apresenta (voltaremos ao tema no tijolo correlação), pois sua reputação é conquistada não por uma ou duas ações, mas por uma série delas ao longo do tempo, o que amplia a sua força. Por isso uma pessoa boa que comete um desatino é facilmente perdoada, enquanto uma pessoa má que faz uma boa ação é vista com desconfiança.

Tenha sempre em mente, portanto, esta característica, que é uma demonstração do poder do histórico: estabelecer o futuro antes mesmo de ele existir.


Próximo Tijolo: Realidade e Consciência.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS