Os Tijolos - Família Ordem

Priorização

1. Ato ou efeito de priorizar, de estabelecer prioridade.

Prioridade:

1. Preferência dada a alguém.

2. Qualidade de uma coisa que é posta em primeiro lugar, numa série ou ordem.

Que atire a primeira pedra quem nunca se embananou na hora de priorizar as coisas…

Frente a múltiplas opções, saber escolher pode representar a diferença entre sucesso e fracasso. Isso nós já tivemos a oportunidade de observar desde os tijolos observação e análise.

No entanto, quando falamos de ordem e de divisão, existe outra escolha a ser feita: a prioridade. Após o belo trabalho que você fez ao dividir sua grande tarefa em tarefas menores, cabe agora escolher sabiamente quais serão realizadas primeiro e quais serão realizadas depois. A prioridade é a ordem dentro da ordem.

Não pense que não faz diferença. Se você imaginar uma situação simples como “preciso pintar de vermelho dez potes brancos”, tudo bem. Não importa por qual pote começar. Mas situações um pouquinho mais complexas premiarão aquele que souber priorizar.

Exemplo de situação mais complexa. Você planejou pintar todos os potes no final de semana. Ao terminar o primeiro, estima que a tinta disponível vai acabar lá pelo terceiro ou quarto pote, o que o obriga a comprar mais tinta para poder concluir a tarefa. Você tem duas opções: (1) interromper imediatamente a pintura para comprar a tinta e, depois, retomar o trabalho ou (2) finalizar a pintura em andamento até o fim da tinta e, depois, comprar tinta para continuar.

Você teria a liberdade de escolher entre estas duas opções, exceto por uma razão: são onze e meia da manhã de um sábado. Você precisa interromper a pintura imediatamente para comprar mais tinta, pois a loja de tintas há de fechar (a loja fecha às 12h, para nos ajudar com o exemplo) e você vai acabar iniciando a semana seguinte sem ter concluído o trabalho que planejou para o fim de semana.

Não tivesse você priorizado a compra da tinta sobre a conclusão do trabalho em andamento, não teria podido fazer nem uma coisa nem outra no resto do tempo que tinha disponível.

Categorizando: certas tarefas possuem janelas de oportunidade – só podem ser feitas em momentos específicos. Comprar tinta é uma delas, pois depende-se do horário de funcionamento da loja.

Outro exemplo de situação mais complexa. Você deve conhecer aqueles filtros de barro onde se coloca na parte superior a água que será lentamente filtrada para a parte inferior, de onde é, por fim, retirada para o consumo.

Imagine chegar em casa disposto a realizar uma série de atividades domésticas que incluem varrer o chão, passar a roupa, fazer o almoço e lavar o filtro. Qual precisa ser feita primeiro?

Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas não priorizam lavar o filtro, fazendo qualquer outra coisa antes. Quando sentirem sede, cansados das tarefas domésticas, lembrarão que o filtro não produz água potável instantaneamente. E, provavelmente, reclamarão e buscarão colocar a culpa em alguém, quando existia uma forma mais inteligente de ordenar as tarefas.

Tivessem priorizado corretamente, não estariam com a boca seca ou bebendo água da pia.

Categorizando: certas tarefas demandam tempo de maturação – você começa a realizar a tarefa para que ela se conclua, sozinha, algum tempo depois.

– Álvaro, você poderia dar um exemplo que não tivesse a ver com atividades domésticas?

Hum… agora você me pegou. Mas entendi que o ponto central da sua pergunta é a solicitação de mais um exemplo, então, vou me ater somente a isso.

João da Rescisão (lembra dele?) mora com um amigo e tem duas atividades a fazer: pendurar quadros em toda a casa e comprar ingredientes para um belo almoço. Seu amigo tem duas outras atividades: limpar o pó causado pela furação das paredes (para os quadros) e fazer o almoço com os ingredientes que João comprou.

Aí João, com sua inteligência de rescisão, escolhe primeiro fazer os furos para os quadros. Enquanto isso, o que o amigo dele faz? Nada. Ele não pode começar a limpar porque João não terminou de sujar, e não pode fazer o almoço porque João ainda não trouxe os ingredientes.

Tivesse João escolhido a outra tarefa, seu amigo poderia fazer o almoço enquanto aguardava para poder limpar o pó causado pelos furos.

Categorizando: certas tarefas possuem interdependência – uma tarefa só pode ser iniciada após outra ter sido concluída. Fazer almoço quando ainda não se dispõe dos ingredientes é uma delas. Limpar a sujeira que ainda não foi produzida é outra.

Poderíamos falar de diversos exemplos (já parou para observar como, por exemplo, as pessoas lavam louça?), mas cuido que você já tenha compreendido a ideia. Deixemos para outra hora uma discussão mais aprofundada sobre a vida no lar e passemos a uma última consideração.

Existe um ponto crucial relacionado à prioridade chamado procrastinação. A procrastinação é o adiamento, o ato de deixar as coisas para depois. Para o meu espanto, pessoas que eu considero referências nas suas respectivas áreas de atuação condenam abertamente a procrastinação sem qualquer ressalva. Acredito que isso se dê porque o adiamento é uma postura frequentemente associada à preguiça.

Meu conselho? Cuidado.

Sabemos que a procrastinação é o ato de deixar as coisas para depois, certo? Ora, e o que é a priorização, senão a procrastinação do que não foi priorizado?

Deu nó?

Leia de novo, então, e desfaça o nó, mas não deixe de entender, pois isso é muito importante. Perceba que não existe priorização sem a sua correspondente procrastinação. Veja também que, se não houver priorização, não haverá ordem. Juntando as premissas: se não há procrastinação, não há ordem.

Não é correto procrastinar tudo a vida inteira, é claro, mas não deixar nada para depois está mais relacionado à falta de ordem, ao imediatismo e à ansiedade do que à demonstração de uma inesgotável força de vontade no estilo “sai preguiça”. Algumas coisas precisam ser procrastinadas, levando em conta sua baixa prioridade em relação a outras providências.

Mais uma vez, o equilíbrio se mostra inestimável na escolha das nossas atitudes se desejamos seguir, tijolo a tijolo, edificando o nosso futuro.


Próximo Tijolo: Produtividade.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS