Os Tijolos - Família Ordem

Atalho

1. Caminho fora da estrada comum, para encurtar distância ou tempo do percurso.

Um atalho é algo absolutamente tentador, não é?

O atalho, por si só, é sempre algo bom, pois que salva tempo. O problema das pessoas que se machucam com os atalhos que tomam na vida não é o atalho em si, mas a falta de análise das consequências ou a falta de propósito claramente definido.

Exemplo de falta de análise das consequências: João da Rescisão, em vez de solicitar o serviço de um profissional, resolve dar um “jeitinho” por conta própria em uma instalação elétrica em sua residência para resolver o problema de forma mais rápida e econômica. Um dia, ao voltar para casa, encontra-a em chamas.

Exemplo de falta de propósito claramente definido: Você e eu estamos caminhando em um parque – sem interrupções, sem celulares, sem e-mail – e, enquanto isso, conversarmos sobre o Amplitudo e sobre sua carreira. A conversa é importante; o lugar para onde estamos caminhando, não – pois só estamos caminhando para termos a oportunidade de conversar. Um atalho no caminho, portanto, é ruim – para mim, pelo menos, porque eu adoro conversar com você…

Outro exemplo semelhante: um aluno que é aprovado colando nas provas durante todo o ano. A trapaça é um atalho para que ele atinja seu propósito, que é passar de ano sem muito esforço.

Em teoria, o aluno está seguindo um instinto de economizar os recursos disponíveis – no caso, o tempo, que ele também utiliza para jogar bola. O que ele não compreende é que passar de ano não é o propósito; passar de ano é apenas um indicador de que ele cumpriu o verdadeiro objetivo, que é aprender. Quando ele toma o atalho de trapacear na prova, não tem claramente definido para si qual o propósito de estar ali. Amanhã ou depois, quando ele estiver no mercado de trabalho e for conhecido por não possuir grande rapidez de raciocínio ou boa bagagem intelectual, talvez ele perceba que o atalho que pegou durante toda a vida não foi de grande serventia.

Mais uma vez, recomenda-se observação, análise, moderação, consciência. Quanto mais atalhos se descobrem na nossa vida, mais rápida e fácil ela se torna, o que só aumenta nossa produtividade.

Apenas é necessário manter-se atento, pois, afinal, como dissemos anteriormente, o atalho, em si, não é o problema. A falta de percepção da realidade, por outro lado…


Próximo Tijolo: Intermédio.

Índice para todos os tijolos aqui.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS