Saúde (p. 6)

SUPERLATIVO

Como este é o primeiro texto com essa estrutura, cabe aqui alguma explicação.

Nessa breve seção denominada superlativo proporemos uma reflexão. O tema central (aqui, a Saúde), bem como o seu oposto, são levados ao extremo. Isso talvez possa servir de síntese para tudo o que conversamos. Sendo assim, vamos lá.

Saúde (tanto física quanto mental) no seu mais alto grau pode ser considerada como o estado de conforto absoluto, de plena capacidade, de ausência de dor. É a vida como gostaríamos que ela fosse todos os dias.

O oposto da saúde no seu mais alto grau é o estado de intenso desconforto, com abundâncias de dores e total falta de capacidade para realizar qualquer atividade. É a vida que gostaríamos de evitar a qualquer custo.

No superlativo da saúde não há restrições. E onde não há restrições, a liberdade é máxima.

 

 A CONSTRUÇÃO

Usemos os tijolos.

Para que você não fique com a sensação de ter comprado gato por lebre pensando que toda aquela apologia de utilidade dos tijolos foi meramente um devaneio de minha parte, nesta seção proporemos o relacionamento de alguns deles à presente ponta da sua Estrela.

Obs.: O mesmo ocorrerá com as outras quatro pontas sem a necessidade dessa explicação quando lá chegarmos.

Uma vez que existem muitos tijolos, é certo que a esmagadora maioria não será contemplada nas associações que faremos aqui. Uma razão: economia de espaço e do seu tempo. Outra razão: deixar que você possa fazer suas próprias associações para termos o que conversar mais para frente.

Para o momento, elegemos os seguintes tijolos: correlação, esforço, disciplina, adequação, atalho, transição e moderação.

CADASTRE-SE NO
AMPLINEWS